Práticas de Edição de Texto do Estado do Ceará – PRAETECE é um grupo de pesquisa fundado em 2010, certificado pela Universidade Estadual do Ceará e cadastrado no diretório de pesquisa CNPq.
Estão à frete do grupo, como lider e vice-lider, o Professor Dr. Expedito Eloísio Ximenes e a Professora Dra. Ticiane Nunes, respectivamente.
O grupo é composto por estudantes de graduação em História e Letras, estudantes bolsistas de iniciação científica, bem como estudantes de pós-graduação a nível de mestrado e doutorado, agregando pesquisadores e estudiosos, tanto do Estado do Ceará como de outros estados.
No grupo são desenvolvidos pesquisas em diferentes linhas de pesquisa:
- Edição semidiplomática de textos manuscritos e impressos;
- Estudo da história social no Ceará e no Brasil;
- Estudo e análise linguístico filológico;
- Estudos culturais, indentidade e memória dos grupos sociais do Ceará;
- Estudos linguísticos e de crítica textual a partir de textos literários;
- Estudo do léxico na perspectiva social e humanidades digitais;
PRAETECE está vinculado ao mestrado interdisciplinar em História e Letras, cediado no campus da UECE – Universidade Estadual do Ceará, em Quixadá-Ce. Também vinculado ao Programa de Pós graduação em Linguística Aplicada – POSLA, situado no Centro de Humanidades – na Av. Luciano Carneiro, 345 – Fátima, Fortaleza – CE
As pesquisas são desenvolvidas a partir de documentos que são transcritos e editados por meio do método filológico de edição semidiplomática, além das pesquisas, o grupo promove atividades de extensão como os eventos: JIFIL – Jornada Itinerante de Filologia e Linguistica e CHRONOS – Colóquio Nacional de Língua, Documentos e História.